Uma grande tendência do mercado tem sido as lojas virtuais e sites de compra. Esse tipo d negociação já representa uma porcentagem significativa do mercado e por essa razão, comprar online é bem viável.
O problema é que esse tipo de compra, na qual nós não temos contato direto com o vendedor ou com a loja, pode deixar a desejar na segurança.
Você não precisa deixar de comprar pela internet, mas é interessante tomar alguns cuidados para que o seu pedido não se torne um problema.
1. Verifique o feedback
A dica número 1 é com certeza uma das mais importantes, e não só pela segurança, mas também pela qualidade do que você está pedindo pela internet. O feedback é o parâmetro ideal de classificação para qualquer serviço e antes de fechar a sua compra, esteja atento as informações de compradores anteriores.
2. Confira medidas e material
Esse tipo de informação deve ser oferecido por qualquer site de compras. E não somente para aqueles que trabalham com roupas e acessórios. As medidas, o tipo de material, o peso, entre outros dados indicam seriedade da loja, assim como uma prática de venda coerente.
3. Pague com o cartão de crédito
Apesar dos perigoso e recentes acontecimentos em que o comprador tem seus dados de cartão de crédito clonados, essa ainda é a melhor opção de pagamento para você. Isso porque, quando você pagar com o cartão de crédito, o órgão recebedor fica registrado e você pode recorrer ao valor.
4. Saiba com quem está comprando
Essa pode ser uma questão delicada quando falamos de compra online, mas ainda assim, é uma garantia maior de que você está fazendo uma compra real. Os sites, lojas online de do Instagram geralmente deixam a disposição os dados do negociador, como o número de contato do Whatsapp, por exemplo.
5. Esteja atento a privacidade e segurança
Esse ponto deveria uma questão óbvia para quando estamos lidando com o ato de comprar pela internet, entretanto, nem sempre isso acontece. Portanto, esteja atento a sua privacidade e segurança desde o meu contato com o vendedor até a finazalização da compra, pois é um direito seu!
6. Guarde nota fiscal, contrato ou comprovante
Ainda que estejamos falando sobre compras pela internet, é válido mencionar que a emissão de nota fiscal, comprovante de compra ou contrato é indispensável. Afinal, você precisa de uma garantia de que realmente efetuou a sua compra, então certifique-se da emissão desse documento importante e guarde-o.
7. Verifique os prazos
Esse ponto também funciona como um avaliador de qualidade e seriedade da loja ou site. Isso porque, prazos longos ou meios de envio desconhecidos indicam incerteza. Além disso, o comprador precisa estar atento as datas de entrega limite para revindicar seus direitos em caso de desvio de produto ou atraso.