Atividades

EM ATUALIZAÇÃO

Relatório Resumido de Atividades Culturais

A Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico dedica suas atividades através da elaboração e execução direta de projetos, programas, planos de ações, prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam nas áreas da cultura, patrimônio histórico e artístico, turismo cultural e social, meio ambiente e cidadania.

São exemplos de atividades, ações, projetos e programas já realizados e/ou em fase de realização pela Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico:

Atividades e participações

- A Defender recebeu homenagem, na forma de troféu, pelo apoio permanente as reivindicações dos comerciantes concessionários e usuários do Viaduto Otávio Rocha (Porto Alegre/RS) em 11 de dezembro de 2012 (http://www.defender.org.br/porto-alegrers-defender-recebe-homenagem-na-capital/)

- Participação no Encontro do Grupo Genealogia RS, em Campo Bom, no dia 24 de novembro de 2012. Palestra do Delegado Regional Jorge Luís Stocker Jr. sobre o tema Tombamento do Patrimônio Cultural.

- Apoio a causa de preservação da história e da construção que serviu de residência a Narciso Fernandes Barbosa e família na cidade Sentinela do Sul/RS. (desde 27 de outubro 2012)

- Apoio a causa de preservação da história e do patrimônio cultural material do Moinho Farinha Vigorosa de Ana Rech em Caxias do Sul/RS. (desde setembro 2012).

- Apoio institucional na divulgação do V Encontro do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural (12 a 14 de setembro de 2012) – http://www.abrampa.org.br/encontro_nacional/index.php

- Entrega da Medalha Sentinela do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, durante a realização, no dia 17 de agosto de 2012 (Dia Nacional do Patrimônio Histórico) do Fórum Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana de Novo Hamburgo a integrantes da sociedade que ser consagram pela luta em defesa de valores, de referências, da história, da memória e da cidadania. Esta homenagem instituída pela Defender foi dedicada nesta quarta edição aos seguintes agraciados: Arq. Eduardo Hahn – diretor do IPHAE/RS, Arq. Ana Lúcia Goelzer Meira – superintendente do IPHAN no RS,  Arq. Simone Neutzling de Pelotas, Dra. Ana Maria Moreira Marchesam do Ministério Público Estadual de Porto Alegre e Jorge Luís Stocker Jr., Delegado Regional da Defender no Vale dos Sinos e Encosta da Serra.

- Realização, através dos Delegados Regionais da Defender em Novo Hamburgo e Vale dos Sinos, do Fórum Patrimônio Cultural e Paisagem Urbana de Novo Hamburgo, nos dias 17 (Dia Nacional do Patrimônio Histórico) e 18 de agosto de 2012, no auditório do Centro Cultural Albano Hartz em Novo Hamburgo, tendo como painelistas: Arq. Eduardo Hahn – diretor do IPHAE/RS, Arq. Ana Lúcia Goelzer Meira – superintendente do IPHAN no RS,  Arq. Simone Neutzling de Pelotas e Dra. Ana Maria Moreira Marchesam do Ministério Público Estadual de Porto Alegre.

- Participação, através das Delegadas Regionais da Defender em Santa Rosa, no desenvolvimento das atividades decorrentes do Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto).

- Participação na reunião da Prefeitura Municipal de Taquara com integrantes do Conselho Municipal de Cultura, realizada no dia 16 de agosto de 2012, em que foi anunciado pelo Poder Executivo Municipal o Tombamento Provisório do prédio conhecido como Antiga Casa Vidal e do Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel.

- Realização, através dos Delegados Regionais da Defender em Santo Ângelo, do Encontro A Proteção do Patrimônio Histórico de Santo Ângelo, no dia 09 de agosto de 2012, com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE/RS), Conselho Municipal do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural e Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude de Santo Ângelo.

- Participação como palestrante no Painel Ações da Sociedade Civil na Defesa do Patrimônio Histórico do Seminário da AGU – Advocacia Geral da União realizado no dia 28 de junho de 2012, na sede da Escola da AGU em Porto Alegre/RS.

- Participação como palestrante sobre o tema Preservação do Patrimônio Cultural no Seminário sobre Responsabilidade Socioambiental realizado em 02 de junho de 2012, na Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato – CIMOL em Taquara/RS.

- Participação no curso Metodologia para Projeto de Restauro, promovido pelo IAB/RS e ministrado por Enilda Miceli, na sede do IAB em Porto Alegre/RS. (Abril/2012)

- Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Cultural no Segmento Cultural Bibliotecas, Museus, Arquivos e Patrimônio Artístico e Cultural para o biênio 2012/2013, na pessoa do presidente Telmo Padilha Cesar.

- Atuação em defesa, resgate e divulgação do Patrimônio Cultural de Delegados Regionais (associados da Defender) em Vale dos Sinos e Encosta da Serra, Campo Bom, Bagé, Novo Hamburgo, Picada Café, Santa Rosa, Serafina Correa, Porto Alegre, Santo Ângelo, Taquara, Uruguaina no Rio Grande do Sul e Curitiba/PR. Ver: http://www.defender.org.br/delegados/

- Membro integrante do Colegiado de Memória e Patrimônio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) visando a elaboração de diretrizes e metas para compor o Plano Estadual de Cultura, na pessoa do presidente Telmo Padilha Cesar. (2011/2012)

- Membro integrante do Comitê Organizador das Comemorações dos 260 anos do Povoamento Açoriano no Rio Grande do Sul, na pessoa do presidente Telmo Padilha Cesar. (2011/2012)

- Participação como palestrante no Painel Visões de um Patrimônio de Porto Alegre – Viaduto Otávio Rocha, realizado no Memorial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre no dia 28 de outubro de 2011.

- Participação como palestrante da Mesa Redonda “Patrimônio e Movimentos Sociais” do XI Encontro de Teoria e História da Arquitetura no Rio Grande do Sul, realizado pela PUC RS nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2011.

- Ação em defesa da integridade do Viaduto Otávio Rocha (Porto Alegre), patrimônio cultural tombado em nível municipal, realizada no dia 17 de agosto de 2011 – Dia Nacional do Patrimônio Histórico. http://www.defender.org.br/acao-viaduto-otavio-rocha/

- Realização e produção em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através da Diretoria de Economia da Cultura do I Encontro sobre Políticas Públicas Culturais e Capacitação na Elaboração de Projetos Culturais, realizado em Cachoeira do Sul, com a participação de mais de 25 municípios do RS. (2011)

- Participação na Conferência Setorial da Cultura na área de Patrimônio Material (Brasília/DF, março/2010, representando o Estado do Rio Grande do Sul).

- Realização e produção em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul do Seminário de Capacitação na Elaboração de Projetos Culturais para Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com a participação de 27 municípios da região centro do Estado. O evento aconteceu na cidade de Cachoeira do Sul. (2010)

- Apresentação de palestra na Semana do Viaduto Otávio Rocha – (dezembro/09).

- Convidada pela TV NBR – Brasília/DF para participar ao vivo do Programa Cenas do Brasil – Brasil Monumental, no dia 22 de outubro de 2009. O programa teve como tema principal o “PAC Cidades Históricas”. Foram debatedores: Robson Antônio de Almeida, Coordenador Nacional Adjunto do Programa Monumenta/IPHAN/MinC e Telmo Padilha Cesar, Coordenador Geral de Projetos da Defender.

- Apresentação de palestra na II Conferência Municipal de Cultura – Cachoeira do Sul/RS (outubro/09).

- Apresentação de palestra na II Conferência Municipal de Cultura – Santa Cruz do Sul/RS (outubro/09).

- Participação na Audiência Pública “Acervos Históricos – Guarda e Gestão”, a convite da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (setembro de 2009).

- Outras participações em diferentes conferências, cursos, seminários e palestras pertinentes às áreas de sua atuação conforme definido em suas finalidades estatutárias, bem como, apoio a movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil organizada em suas manifestações e ações na defesa e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que podem ser visualizadas no site: www.defender.org.br e em redes sociais. (2002/2012)

Projetos

- Livro Mário Röhnelt – Uma Retrospectiva (Porto Alegre/RS)

Este projeto tem como principal objetivo produzir, em primeira mão, uma publicação sobre a totalidade da obra do artista Mário Röhnelt. Apresentado ao Fumproarte/Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Aprovado em execução.

- Casa da Aldeia (Cachoeira do Sul/RS)

A Defender adquiriu a Casa da Aldeia, visando restaurar e conservar o último remanescente arquitetônico (que se tem registro) do início do povoamento e da urbanização de Cachoeira do Sul. Projeto cultural aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, através do Sistema Pró-Cultura RS (LIC) em abril de 2012. Em fase de captação de recursos.

- Restauração de 8 Obras Históricas do Museu Histórico Farroupilha de Piratini/RS

Projeto elaborado em 2008 e aprovado em 2009 pelo Ministério da Cultura. Através de Convênio estabelecido com a Secretaria de Estado da Cultura/Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli/Museu Histórico Farroupilha de Piratini, encontra-se em execução nas dependências do Margs desde junho de 2011. Informações: http://telashistoricasdepiratini.org/

- Complexo Cultural Pedras Brancas (Guaíba/RS)

Termo de Cooperação estabelecido com o Município de Guaiba/RS, por meio da Secretaria de Desporto, Turismo e Cultura visando a elaboração e execução da restauração e readequação de uso do prédio do Antigo Matadouro Municipal.

Ações e projetos  já realizados (síntese)

- Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Qualificação e Interatividade Social (Cachoeira do Sul/RS)

Apresentação de projeto cultural no Edital de Modernização de Museus do Departamento de Museus e Centros Culturais – IPHAN, que garantirá a preservação e a segurança do acervo histórico referencial da memória de Cachoeira do Sul. Executado/Concluido. (2009/2010)

- IV Encontro do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural – 11, 12 e 13 de março de 2009 – Ouro Preto/MG

Considerado o mais importante evento do Ministério Público Brasileiro em defesa do patrimônio cultural e da preservação das riquezas culturais brasileiras. A Defender, convidada pela Associação Brasileira do Ministério Público (ABRAMPA), apoiou institucionalmente o evento e participou de um dos painéis apresentando a palestra “Educação patrimonial e participação comunitária na defesa do patrimônio cultural”.

- Caso Unibanco

Ação de divulgação desenvolvida pela Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico em conjunto com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC) de Cachoeira do Sul em conseqüência de intervenções inadequadas em prédio tombado pelo Município de Cachoeira do Sul e pelo descaso e abandono de seu proprietário. http://www.defender.org.br/caso-unibanco/(2008/2009/2010).

- Programa de Valorização do Patrimônio Cultural – Projeto Salas de Conversação

Tem como principal objetivo levar ao maior número possível de comunidades no Estado do Rio Grande do Sul o “Case Antiga Escola Militar – Centro Regional de Cultura Rio Pardo”, como um exemplo de ação comunitária na valorização, defesa e utilização do patrimônio histórico-cultural, gerando interatividade com estas comunidades e demonstrando o poder de ação da sociedade civil na transformação de seu patrimônio cultural e/ou natural em ferramenta de desenvolvimento cultural, social e econômico. Através do hotsite (www.defender.org.br/programa-valorizacao/) é possivel conhecer um pouco mais sobre esta ação. (2008/2009)

- Termo de Parceria com a Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul

Celebração de Termo de Parceria com o poder público para a elaboração e apresentação, junto aos mecanismos de fomento à cultura, de projeto cultural visando a restauração e reabilitação do prédio histórico da Antiga Agência do Banco da Província do Rio Grande do Sul, atual sede da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul. Executado. (2008)

- Audiovisual Case Antiga Escola Militar – Centro Regional de Cultura Rio Pardo

Documentário produzido pela Defender com o patrocínio da empresa Alberto Pasqualini – Refap S/A, apresentando depoimentos, imagens, textos e fotografias do período pré, durante e pós restauração da Antiga Escola Militar de Rio Pardo e resumo das atividades culturais desenvolvidas no período compreeendido entre janeiro/2006 a julho/2008 no Centro Regional de Cultura, implantado neste prédio após a sua restauração. Distribuído para bibliotecas, órgãos culturais, universidades, etc., além de ser parte integrante do Programa de Valorização do Patrimônio Cultural – Projeto Salas de Conversação. Tem autorização de reprodução e está disponível no endereço: www.defender.org.br/programa-valorizacao/ (2008)

- Exposição e Livreto História do Arroz (2ª edição/2008)

Resultado de pesquisa sobre a origem do arroz e sua disseminação de cultivo pelo mundo, pelo Brasil e no Rio Grande do Sul. A exposição é formada por um conjunto de 12 painéis com textos, fotos e ilustrações, além da publicação de 10.000 (dez mil) livretos contendo a reprodução dos painéis e a Lenda do Arroz em formato de história em quadrinhos. A exposição percorreu, em 2008, diversos municípios gaúchos. Em 2009, a exposição fez parte do cenário do Jantar da Comenda do Arroz/Cachoeira do Sul realizado em 30 de maio.

- Encontro A Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro

Evento realizado em Porto Alegre pelo Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul com o apoio da Defender. Sua 1ª edição aconteceu em 23 de agosto de 2007 e a 2ª edição em 18 de agosto de 2008. A Defender foi parceira do MP na realização destas duas edições através da conquista de apoio para a produção de material de divulgação, organização e divulgação dos encontros, além da participação como palestrante.

- Livro Cyro Martins – 100 anos: o Homem e seus paradoxos

Aprovado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica, o conteúdo do livro apresenta uma biografia do escritor e psicanalista Cyro Martins, além de depoimentos de familiares, amigos, pacientes e colegas. O ano de 2008 foi decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul como o Ano do Centenário de Cyro Martins. Executado/Concluído. (2008)

- Memorial Alberto Bins

A Defender estabeleceu em 2006 um Protocolo de Intenções com o Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA e em 2007 um Convênio com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Tecnologia ao IRGA, visando a elaboração de projetos técnicos e culturais para a conservação das Ruínas da Antiga Casa do Major Alberto Bins e a construção de um espaço destinado à implantação de um Memorial Tecnológico na Estação Experimental do IRGA em Cachoeirinha/RS.

- Oficina Museu, Memória e Cidadania

Em parceria com o Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN e Centro Regional de Cultura Rio Pardo, a Defender realizou em março de 2007, na cidade de Rio Pardo, a Oficina Museu, Memória e Cidadania, ministrada pela Museológa Alejandra Saladino, técnica do IPHAN/RJ. Encontro que contou com a participação de representantes de diversos municípios gaúchos.

- Restauro – Escola Militar de Rio Pardo

Aprovado pelo Sistema Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, este projeto resultou na edição e publicação do livro-documento “Antiga Escola Militar de Rio Pardo – História e Arquitetura”. Foi lançado em janeiro de 2007 e contou com a distribuição gratuita de exemplares para todas as bibliotecas públicas municipais do estado, universidades, IPHAE, IPHAN, órgãos culturais do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, etc. Recentemente foram distribuidos diversos exemplares no IV Encontro do Ministério Público na Defesa do Patrimônio Cultural. Sua prestação de contas foi aprovada e homologada pela LIC/SEDAC em 2007. Esgotado.

- Revista Defender nº 2 – Ano 2006

Edição de 5.000 exemplares com 48 páginas, contendo informações sobre o patrimônio histórico do Estado do Rio Grande do Sul, tais como: entrevista com Dra. Silvia Capelli, Procuradora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente – MP/RS; matérias sobre o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Sistema Estadual de Museus, Patrimônio Histórico Edificado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Proposta de implantação do Museu do Arroz em Cachoeira do Sul, Arquitetura moderna em Porto Alegre – Laboratório de História e Teoria da Arquitetura da Universidade Ritter dos Reis, Atividades e sustentabilidade do Centro Regional de Cultura Rio Pardo, Palácio Piratini e seus 85 anos, Conservação e restauração em museus, Tutela do Patrimônio Cultural, Ruínas da Antiga Casa do Major Alberto Bins – Estação Experimental do IRGA e encarte a Lenda do Arroz em formato de história em quadrinhos. Sua distribuição gratuita foi destinada as bibliotecas públicas municipais do Estado do Rio Grande do Sul, museus, prefeituras, IPHAE, IPHAN, escolas estaduais de ensino fundamental e médio, IAB, CREA-RS, etc., além de diversos pedidos de outros estados brasileiros. Em agosto de 2007, a Defender recebeu homenagem do IPHAN, por ter sido selecionada para representar o estado na categoria Divulgação – Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2007. Edição esgotada.

- Encontro Regional Museus e Comunidades

Evento realizado pela Defender, em maio de 2005, na cidade de Cachoeira do Sul, com a proposta inicial de oportunizar elos de comunicações entre técnicos e profissionais da área de Patrimônio Cultural e Museologia com governos e a sociedade civil, visando a atualização e o aprimoramento de conhecimentos. Participaram representantes de diversos municípios gaúchos.

- Revista Defender nº 1 – Ano 2003

Edição de 3.000 exemplares com 32 páginas, contendo informações sobre o patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, tais como: entrevista com Debora Magalhães da Costa, diretora do IPHAE em 2003; matérias sobre Turismo e Patrimônio Histórico, Restauração e reabilitação da Antiga Escola Militar de Rio Pardo, Cine Theatro Capitólio, Patologias em madeira das construções históricas. Sua distribuição gratuita foi destinada as bibliotecas públicas municipais do Estado do Rio Grande do Sul, museus, prefeituras, IPHAE, IPHAN, escolas estaduais de ensino fundamental e médio, IAB, CREA-RS, etc., além de diversos pedidos de outros estados brasileiros. Edição esgotada.

- Exposição Itinerante História do Arroz (1ª edição)

Composta de 8 (oito) painéis contendo informações sobre o arroz no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul, proposta de implantação do Museu do Arroz em Cachoeira do Sul, Ano Internacional do Arroz (2004, declarado pela FAO/ONU). Esta mostra percorreu diversas escolas de Cachoeira do Sul, campus da Ulbra, 13ª Feira Nacional do Arroz, Galeria dos Municípios/Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros locais.

- Mostra Fotográfica Da Vida para a História – Getúlio Vargas do Brasil

De 02 a 22 de dezembro de 2004, na sede da Unidade UERGS em Cachoeira do Sul. A exposição produzida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul contou com o apoio da Defender na sua montagem, organização e divulgação.

- Getúlio Vargas do Brasil – reabre as portas da Escola Militar de Rio Pardo

Exposição de painéis de documentos no período de 22 de outubro a 21 de novembro de 2004, nas dependências da Antiga Escola Militar de Rio Pardo, em obras de restauração, possibilitando assim que a comunidade local e regional presenciar in loco o trabalho de restauro de um bem histórico. Uma ação conjunta desenvolvida pela Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, Uneama – União dos Ex-alunos Amigos do Auxiliadora, Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura e Memorial do Rio Grande do Sul.

- Medalha Sentinela do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul

Homenagem instituída pela Defender, por meio de um símbolo, a integrantes da sociedade que se consagraram pela luta em defesa de valores e de referências, da história, da memória e da cidadania. Já foram realizadas 3 (três) edições:

1ª edição/2003 – entrega da medalha durante a solenidade de abertura do Encontro Estadual Patrimônio Cultural e Desenvolvimento realizado em Porto Alegre, aos seguintes agraciados: Engenheiro e Urbanista Francisco Riopardense de Macedo, Arquiteto e Professor Júlio Nicolau Barros de Curtis e Arquiteto Edegar Bittencourt da Luz.

2ª edição/2005 – entrega da medalha durante solenidade de abertura do Encontro Museus e Comunidades em Cachoeira do Sul, aos seguintes agraciados: Escritor e pesquisador João Carlos Mór, Historiador Fritz Stroschoen e Museológa Lya Wilhelm.

3ª edição/2007 – entrega da medalha durante solenidade de lançamento do livro-documento “Antiga Escola Militar de Rio Pardo- História e Arquitetura”, aos seguintes agraciados: Promotora de Justiça Dra. Christine Mendes Ribeiro Grehs, ao Conselho Estaudal de Cultura, Arquiteto e Professor Günter Weimer e ao Programa Monumenta/Rio Grande do Sul.

- Carnaval de Rua Cachoeira do Sul/2003

A pedido e em conjunto com entidades carnavalescas, a Defender resgatou a cultura popular de Cachoeira do Sul, adormecida há muitos anos. O projeto cultural, aprovado pelo Sistema LIC/SEDAC, teve sua prestação de contas aprovada e homologada em 2007.

- Encontro Estadual Patrimônio Cultural e Desenvolvimento

Realizado pela Defender, em novembro de 2003, na cidade de Porto Alegre. Foram painéis apresentados neste evento: Palestra de Abertura – Conjugando Preservar e Desenvolver com Dr. Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses/USP; Painéis Patrimônio Histórico Arquitetônico; Patrimônio Histórico Cultural e Governos; Preservação do Patrimônio e as Leis; Sociedade Civil e Patrimônio Cultural; Patrimônio Cultural e Responsabilidade Social; Segundo Setor e Patrimônio Cultural; Turismo Cultural e Desenvolvimento e Educação Patrimonial.

- Sítio – www.defender.org.br

A Defender disponibiliza, desde 2002, um sítio eletrônico com informações sobre sua atuação, suas atividades, projetos, programas, ações, estatuto, relatórios financeiros, etc. O site, atualizado diariamente, serve principalmente como instrumento de divulgação de notícias sobre temas relacionados ao Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e ações de Cidadania no Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo. Além de divulgar cursos, artigos, audiovisuais, links para diferentes órgãos culturais de preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Print Friendly
Compartilhe isso:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top