Índios pataxós lutam para resgatar as tradições culturais

Por Defender | 3 de janeiro de 2010
16 Comentários
  • author avatar
    Camila 5 anos ago

    Estive em porto seguro semana passada e pude conhecer e conversar com dois indios pataxós,infelizmente não pude visitar a aldeia,o tempo foi curto.Mas vontade não me faltou.Os pataxós fazem parte da nossa história,mas o preconceito ainda é muito grande.As pessoas ainda os tratam como se fossem inferiores a nós.Quero deixar bem claro que eles são pessoas tão importantes ou até mais do que nós os brancos,na verdade foram os indios que fundaram o Brasil e não os europeus.E no que depender de mim eles tem total apoio e ajuda pra resgatarem a cultura,que os brancos tentam tirar deles.Hoje em dia eles ja não vivem da caça,apenas preservam.E vivem de artesanato.E muito bom conhecer a cultura indigena.É um novo horizonte em que defenderei com a minha vida se for preciso.

  • author avatar
    ana carolina dos reis xavier 5 anos ago

    eu adorei saber sobre os indios pataxos historia bastante interessante

  • author avatar
    ana carolina dos reis xavier 5 anos ago

    queria que o povo aprendessem a respeitar a vida delss

  • author avatar
    hugo 5 anos ago

    devian passar no globo rural grupos sociais da questao indigena.

  • author avatar
    ALEXIA 5 anos ago

    O GLOBO RURAL E UM PROGRAMA OTIMO E EU ADORO E EU SO TENHO 12 ANOS

  • author avatar
    evanda novaes 5 anos ago

    Estive em Porto Seguro,e me agendei para conhecer as praias e a hist´ria dos nossos primeiros moradores:os indios;os quais tenho infito respeito,converssei com alguns deles e aprendi muito,forão muito maltratados já desde o principio,agora aprenderão que é importante preservarem sua liberdade e seu espaço,fui convidada em uma cermonia a dançar com os mesmos a adorei,me senti orgulhosa do convite.

  • author avatar
    Ariane 5 anos ago

    Eu tive a oportunidade de conhecer Porto Seguro, os índios Pataxós, fui à Escola Indígena e à Reserva da Jaqueira. Fiquei impressionada, ou melhor, emocionada…como nós brasileiros, com raízes tão fortes na descendência indígena, não sabemos nada sobre nossos “pais”; somos cheios de preconceito por pura ignorância. Hoje, posso respeitar, admirar sua força e perceber verdadeiramente suas contribuições na minha vida….

  • author avatar
    aninha 4 anos ago

    Amei este site, vai me ajudar muito no trabalho de ensino religioso e EU só tenho 10 anos.

  • author avatar
    Nadia Maria 4 anos ago

    Tenho contato com alguns indígenas Pataxó, e realmente eles estão fazendo um belíssimo trabalho, principalmente em escolas em várias cidades,um desses lugares é aqui no RJ, para poder resgatar a sua verdadeira Identidade Cultural, e a verdade é que estão conseguindo. A Língua deles é o Patxohã e não foi extinta, mas apenas é oral e agora passam para o papel. Sua principal fonte de renda e o artesanato, lindo mesmo! Torço por todos eles. Povo guerreiro que amo muito. Esse link é o vídeo que fiz com eles que mostra suas danças e os outros que existem é uma palestra do cacique.

  • author avatar
    karue 4 anos ago

    sou india pataxo, vivo na cidade de belo hoizonte,quero entrar em contato com outros indios.somos gentes como todos os outros seres humanos,precisamos de pessoas para nnos ajudar a encontrar nossas familias e resgatar nossa cultura.

  • author avatar
    edicléa 4 anos ago

    gostei muito de tudo que seu trabalho com tinui
    Taciriema e Araçanã formam uma nova família Pataxó, confiantes de que esse trabalho de resgate cultural garanta ao seu povo um futuro melhor. Quem sabe um dia seus filhos possam olhar para o passado com o conhecimento e o orgulho que perderam nos últimos séculos.
    vcs esta de parabens

  • author avatar
    Antonio 4 anos ago

    ola bom dia nao sou indio mais acho que os indios sao os verdadeiros donos dessa terra
    portanto os fazendeiros tem mais e que deixar as terras dos indios e o governo baiano que der terras em outras areas e as autordades federas que investigue como se deu a entrada dessa gente em terras indiginas pos como tudo nesse pais tem algo de propina sver essa ai tambem.

  • Ana Beatriz 4 anos ago

    RT @patrimonio: Índios pataxós lutam para resgatar as tradições culturais http://t.co/bXl1MR9r

  • author avatar
    neuza cirino 4 anos ago

    Parabéns para a rede Globo, pela riquissima matéria apresentada hoje 05/11, através do Globo egologia, sobre o resgate da história dos índios Pataxós na Reserva da Jaqueira. É importante que o povo brasileiro e principalmente as crianças e jovéns,conheçam a história desses povos que foram tão massacrados pelos nossos antepassados, mas mesmo assim com muita luta tentaram e conseguiram resgatar um pouco da sua história. Ao contrario de nós “o branco” só fazemos destruir nosso Planeta.

  • author avatar
    Leila Angela 3 anos ago

    É com muito orgulho que tenho o prazer de ter amigos índios.
    Quero passar uns dias lá.

    Leila Angela

  • author avatar
    Anail Gomes 2 anos ago

    Depois de adulto descobri que minha origem é PATAXÓ por parte das minhas bisavós paternas, desde então passei a interessar-me e pesquisar sobre o povo PATAXÓ, e venho descobrindo o óbvio, alguns dos meus hábitos, costumes e paladares, a região onde nasci (vale do Jequitinhonha) tem muitas coincidências, diante disso quero aprofundar mais nas pesquisas. Quero conhecer meu povo, e colaborar no que for possivel para o resgate de nossa liberdade e CULTURA.
    Nossa língua apenas falada ainda existe: PATXOHÃ.
    Ajude-nos, a nos conhecermos! publique nas redes socias.