Olinda/PE – Iphan oferece cursos de capacitação na obra de restauro da Igreja de São João Batista dos Militares

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Pernambuco, com o apoio da Prefeitura de Olinda, proporciona a oportunidade de capacitação de jovens e adultos da comunidade olindense através de cursos na Obra Escola de Restauração da Igreja de São João Batista dos Militares, localizada no Sítio Histórico de Olinda, no bairro do Amparo.

A iniciativa, além do objetivo principal que é a restauração desse importante templo religioso do século XVI, ainda capacitará, em nível básico, os alunos das escolas públicas de Olinda, de 17 a 25 anos para os ofícios tradicionais de construção civil: pintor, pedreiro, carpinteiro, ferreiro, estucador e canteiro.

Dentro desse projeto acontecerá também a capacitação técnica de servidores do Iphan/PE e de outras instituições públicas de preservação cultural da Região Metropolitana do Recife (RMR) em gestão de obras de restauro. A obra, que está sendo executada pelo Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI, foi iniciada no último dia 20 de dezembro, com previsão de conclusão em 8 meses, custando R$ 833.438,10, e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC das Cidades Históricas – Iphan/MinC.

As Inscrições para o curso básico poderão ser realizadas na Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda, à Rua de São Bento, 160 no Varadouro, até  07 de janeiro de 2011, e as aulas acontecerão no período de janeiro a agosto de 2011 e conta com 40 vagas. O candidato deverá entregar a ficha de inscrição preenchida com os seus dados, cópia do boletim escolar e cópia de documento de identificação. A seleção será conduzida com os seguintes critérios:

(1) jovens que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental da rede pública de ensino;
(2) comprovação de bom desempenho escolar mediante apresentação de boletim escolar;
(3) média 7,0 no teste básico a ser aplicado com as disciplinas de Português e Matemática, sendo aplicado no dia 10 de janeiro de 2011, às 9:00h na sala de aula do CECI.

O resultado dos candidatos selecionados para os cursos será divulgado no dia 14 de janeiro de 2011.

Após a conclusão das obras, a igreja voltará a funcionar como templo religioso e sediará a Orquestra Sinfônica de Olinda.
Informações:

* pelo site www.ceci.educacao.biz
* ou pelo fone/fax: (55 XX 81) 3429-1754 / Falar com Raquel ou Ronaldo (CECI).

Serviço:

Superintendência do IPHAN em Pernambuco – Escritório Técnico de Olinda
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco
Rua do Amparo, n. 59, bairro do Carmo- Olinda/PE. CEP.: 53.020-190
Fone: (81) 3429.6003

Secretaria de Patrimônio e Cultura- SEPAC

Prefeitura de Olinda
Rua de São Bento, 160 – Varadouro. CEP: 53.020-081 – Olinda/PE
Fone: (81) 3439.1988 – Fax: 3305-1148

Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada- CECI
Rua Sete de Setembro, 80 CEP 53.020-130, Olinda/ PE.
Fone/Fax.: (55 XX 81) 3429-1754

Fonte original da notícia

Print Friendly
Compartilhe isso:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

2 comentários

  1. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou dois editais da área de pesquisa e documentação:

    6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP).
    Este Programa de bolsas destina-se a profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante 2 anos. Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração nas unidades do Iphan, distribuídos conforme tabelas do 6º Edital do PEP, disponível no Portal do Iphan: http://www.iphan.gov.br. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2011 e as atividades do Programa terão início em 1º de agosto de 2011.

    2º Edital de Seleção de Pesquisas sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.
    A seleção visa ao apoio e fomento de pesquisas nessa área do conhecimento por meio da concessão de bolsas a pesquisadores pós-graduados. O objetivo da seleção consiste em apoiar pessoas físicas a desenvolverem pesquisas sobre ações e políticas de preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2011 e a íntegra do edital se encontra no Portal do Iphan: http://www.iphan.gov.br.

    Solicitamos a colaboração de todos para divulgação.

  1. Pingback: Defender

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top