Notícias desde Abril de 2008

Rio Pardo – Colégio Auxiliadora comemora 80 anos

O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Rio Pardo, tradicional instituição de ensino privado do Rio Grande do Sul, festeja seus 80 anos neste sábado. O ponto alto das comemorações, iniciadas em março, será o jantar-baile no clube Literário, às 20h, com animação de Neco Machado, pai de um dos 594 alunos. Durante o encontro, haverá homenagem à professora de Língua Portuguesa Marta Daudt, à funcionária Dóris Koeller, a Teresa Burin (Irmã Canísia) e à ex-aluna Maria Josefina Reina Lima. O lançamento de revista especial sobre os 80 anos da escola integra a comemoração.

A diretora do colégio, irmã Sônia Machado de Oliveira, destaca que 2009 é especial para Rio Pardo, que celebra 200 anos de criação. A corte que representa as bodas de carvalho da escola é formada pela rainha Maria Manoela Severo e pelas princesas Isabelle Werner e Vitória Chiruti. Sônia diz que o colégio faz parte da rede escolar das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fundado por Bárbara Maix, com 19 escolas no país. A fundação em Rio Pardo ocorreu em 1929, com a chegada de quatro religiosas da Congregação do Imaculado Coração de Maria, a convite do padre Thomaz Broggi. O objetivo era criar um colégio que tivesse como prioridade a educação de qualidade e, em especial, a preocupação com a formação religiosa e cristã do jovem e da criança.

As atividades tiveram início no dia 3 de março, no prédio onde hoje funciona o Solar dos Panatieri, na esquina da Rua da Ladeira com a Andrade Neves. No início, havia 52 alunas, sendo cinco internas. Como o espaço ficou pequeno, em 1930, a congregação adquiriu o prédio da Irmandade dos Passos, que, hoje, abriga o Centro Regional de Cultura. Em 1962, começou a construção da sede da escola. O regime de internato foi mantido até 1980. O colégio oferece da educação infantil ao ensino médio e, a partir deste segundo semestre, curso pré-vestibular. Ainda acolhe alunos bolsistas matriculados pela congregação. Há 33 professores e 29 funcionários. No turno inverso ao das aulas, são promovidas atividades extracurriculares. A Banda Marcial Granadeiros do Auxiliadora, fundada em 1951, com 27 componentes, é outra referência.

Print Friendly

5 comentários

  1. ME CHAMO RAISSA TENHO 8 ANOS DE IDADE E GOSTEI MUITO DESSE TEXTO. UM TEXTO INFORMATIVO É MUITO LEGAL

    ASS:Rayssa

  2. A +ou-37 anos atraz fui aluna do colegio nossa senhora auxiliadora,hoje quando entrei na internet e vi o solar dos panatieri… meu Deus…que saudades.

  3. ceiko terada kanno

    GOSTARIA DE OBTER ,SE POSSIVEL, OS NOMES DOS ALUNOS DA SETIMA E OITAVA SERIE DO ANO DE 1978.NÃO SEI SE O ANO ESTA CERTO, MAS EU ESTUDEI NESTA ESCOLA E GOSTARIA DE FAZER CONTATO COM MEUS EX-COLEGAS. UM JA ESTOU EM CONTATO MAS QUERIA SABER DOS OUTROS P MATAR SAUDADES.
    SE ATENDIDA DESDE JA AGRDEÇO.
    HJ EU MORO EM CACHOEIRA DO SUL E SOU FLORISTA.

  1. Pingback: Defender

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>